top of page
Buscar

O que são projeções financeiras?

As projeções financeiras são estimativas das condições econômicas de uma empresa, avaliando o curto, médio e longo prazos. Projeção financeira é uma previsão do fluxo de caixa de uma empresa para o futuro. Ou seja, diz respeito a quanto de dinheiro entrará e sairá do caixa em um determinado período.

Essas previsões não são baseadas em achismos, mas sim em análises de dados passados e atuais, ajudando a construir o cenário futuro com mais precisão.

Além disso, o cálculo de projeção financeira ajuda a planejar o orçamento e a criar planos de contingência para os períodos de dificuldades financeiras. Falando em planos, graças a essa estimativa a administração se mune das informações necessárias para tomadas de decisão estratégicas.


Por que o fluxo de caixa é tão importante para a projeção financeira?

A projeção financeira está 100% ligada ao fluxo de caixa, pois ela deve apresentar como as entradas e saídas o afetarão no futuro.

O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa.

Com ele é possível acompanhar as movimentações financeiras de sua empresa, identificando todas as entradas e saídas de dinheiro, bem como o saldo final que sobra no caixa.


O que é Projeção de Fluxo de Caixa?

Projeção de Fluxo de Caixa, tem a mesma estruturação, porém é a feito com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro que afetarão o caixa da empresa. Estas estimativas podem ser feitas de diversas formas, mas em geral consiste na análise de dados passados e projeções de cenários futuros.


Como criar uma Projeção de Fluxo de Caixa?

Uma das formas mais comuns de saber o Caixa Projetado de sua empresa para meses e até mesmo anos à frente, é partir das estimativas obtidas com o Orçamento Empresarial.

Isto porque o Orçamento Empresarial é um instrumento de gestão que já traz as previsões de receitas, custos, despesas e investimentos, em geral, para pelo menos 01 ano futuro.

Confira nas próximas linhas o passo a passo de como projetar um fluxo de caixa de uma empresa.

Passo 1 – Verifique o seu saldo disponível em caixa

A primeira etapa para projetar um fluxo de caixa é saber quanto de dinheiro a empresa tem disponível agora.


Passo 2 – Levante todas as despesas fixas e variáveis atuais

Em seguida, é preciso listar todas as despesas fixas e variáveis da empresa atualmente. Ou seja, especifique a origem e o valor de cada despesa.


Passo 3 – Descreva todas as suas fontes de receita

Para projetar o fluxo de caixa, é necessário também descrever todas as fontes de receita da sua empresa. Ou seja, esta etapa se refere a todas as entradas do caixa.


Passo 4 – Saiba quais são seus Prazos Médios de Pagamento e de Recebimento

Nesta etapa de como projetar um fluxo de caixa da empresa, você deverá especificar os Prazos Médios de Pagamento e de Recebimento. Enquanto o primeiro se refere ao tempo para pagar os fornecedores, o segundo compreende ao prazo para receber efetivamente o valor de uma venda específica.


Passo 5 – Faça uma estimativa das entradas e saídas futuras

Com base nas informações levantadas nas etapas anteriores, é possível fazer uma estimativa realista de todas as entradas e saídas futuras do seu caixa.


Projetar o seu fluxo de caixa é basicamente saber se a sua empresa estará ou não de portas abertas ao final de um determinado período de tempo. O que pode ser mais importante do que isso?

O Fluxo de Caixa, além de auxiliar no controle financeiro da sua empresa, é uma importante ferramenta para a tomada de decisões. O correto controle de Fluxo de Caixa, aliado a uma boa Projeção de Fluxo de Caixa mostra de forma direta e objetiva se a empresa terá dinheiro em caixa para saldar seus compromissos financeiros em um determinado período futuro ou não.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page