Os produtos sem giro nada mais são do que as mercadorias que ficam paradas em seu estoque, gerando gastos com estocagem especialmente se forem produtos que precisam de refrigeração.
Em muitas das vezes, é preciso enfrentar a dura realidade dos produtos sem giro de estoque que, além de ocupar lugar no estoque, significam dinheiro parado ou até prejuízo. O encalhe, de fato, é o pesadelo de muitas empresas, mas a boa notícia é que algumas ações podem te ajudar a reverter a situação desagradável e até lucrar com isso.
O que fazer com produtos sem giro?
Verifique os prazos de validade
O primeiro passo a se fazer com os produtos sem giro é avaliar quais são os itens parados em estoque e quais os prazos de validade, quando houver. Se o produto for perecível ou estiver próximo ao vencimento da garantia, não há como postergar uma ação de vendas imediata. A prioridade é máxima! De fato, neste caso vale mais uma superpromoção de queima de estoque do que perder tudo e ver o investimento nas mercadorias literalmente ir para o lixo.
Reduza os preços
Em situações extremas como estas de produtos sem giro é que se percebe como é importante conhecer o perfil do cliente para traçar a melhor estratégia de marketing. Uma das melhores estratégias para vender seus produtos sem giro é aplicar descontos e ofertas, sendo possível até mesmo fazer uma queima de estoque. Na queima de estoque, você pode aproveitar todos os produtos que estão parados e colocá-los juntos em promoção na sua loja, com margens de lucro mais baixas. Apesar do lucro ser menor em cada item individual, com a grande quantidade de venda das queimas de estoque o lucro total será maior, evitando prejuízos e perdas e aumentando o faturamento da sua empresa.
Vale ressaltar, porém, que mesmo colocando diversas estratégias para solucionar o problema em prática, nenhuma medida é tão eficaz quanto a prevenção ocasionada por um bom controle de estoque.
Comments