O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) são dois relatórios importantíssimos para gestão de uma empresa. Todo gestor precisa conhecer ambos os relatórios para tirar informações importantes para que a gestão da empresa ocorra da melhor maneira possível
Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE): Em poucas palavras, o demonstrativo de resultados consiste no balanço da empresa, que deve ser feito com regularidade mensal. Nesse documento são discriminadas as receitas, as despesas e, posteriormente, se obtém o resultado final. Ou seja, o relatório vai mostrar se o negócio gerou lucro ou prejuízo no período analisado.
· Os Pontos Positivos: aqui é possível visualizar se a estrutura financeira da sua empresa está correta e faz sentido.
· Os Pontos Negativos: essa perspectiva não leva em consideração o que de fato está acontecendo ao caixa da empresa.
Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC): Por outro lado, o DFC corresponde ao acompanhamento da situação financeira no dia a dia. Isto é, o valor que é exibido na conta bancária da empresa e a previsão de quanto entra e de quanto sai no decorrer dos dias de operação do negócio. Ou seja, é no fluxo de caixa que a equipe gerencia as contas a pagar e a receber, tendo assim a noção de quanto capital será necessário reservar para liquidar as despesas no futuro.
· Os Pontos Positivos: o fluxo de caixa demonstra exatamente o dinheiro que a empresa realmente possui em caixa.
· Os Pontos Negativos: o problema desta perspectiva é que o gestor não consegue medir o resultado operacional da empresa.
Ambas as visões são fundamentais, distintas e complementares na gestão de um negócio. A análise dos dados deve ser feita pelas duas perspectivas para se obter a decisão mais assertiva para sua empresa.
A IControl tem esses dois relatórios e muitas outras funcionalidades! Nosso sistema facilita o seu dia a dia, e tem um visual bastante agradável e intuitivo
Comments