top of page
Buscar

O que é Curva ABC?

A Curva ABC é um método usado para classificar as informações e ordená-las conforme o seu grau de importância. Ou seja: é uma forma de identificar o que é mais ou menos importante e o que tem mais ou menos valor. A classificação é realizada em três categorias: A, B e C. Desta forma, pensando nos produtos vendidos pela empresa, podemos fazer a seguinte categorização:


Categoria A: Produtos com maior faturamento;

Categoria B: Produtos com faturamento médio; e

Categoria C: Produtos com baixo faturamento.


Existem outros nomes para curva ABC como 80-20, uma das teorias econômicas escritas por Vilfredo Pareto que classifica o estoque em forma de Pareto , ou seja, de maior importância econômica para a menor, onde 80% do capital empregado em estoque está em 20% dos itens. Como citamos anteriormente, a Curva ABC é dividida pelas suas três letras. Então, as três curvas são uma divisão dos níveis de valor e importância dos produtos de um estoque.

Cada uma dessas curvas é responsável por identificar um determinado grau de relevância: maior (A), intermediária (B) e menor (C). Podemos distribuir os itens da seguinte forma:


.Categoria A: 20% dos produtos correspondem a 80% do estoque;

.Categoria B: 30% dos produtos correspondem a 15% do estoque; e

.Categoria C: 50% dos produtos correspondem a 5% do estoque. Curva A, B, C

Muito estoque pode fazer com que o seu dinheiro fique parado quando você poderia estar investindo em um banco. Já pouco estoque pode acarretar em uma perda de venda, gerando menos receita por falta de estoque, além de abrir uma oportunidade de entrada para a sua concorrência no mercado. Para evitar isso, o seu administrador pode utilizar o conceito de curva ABC para gestão do estoque de produto acabado e de matéria prima

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page